A HeliGER nasce em 2008 como unidade produtora de Caracoleta Helix Aspersa Máxima em base de um desafio colocado por um dos mentores das microproduções Helicícolas em Portugal com base na aldeia da Pernigem, freguesia de São João das Lampas, conselho de Sintra, distrito de Lisboa.

Em 2011 a HeliGER formaliza a abertura da sua atividade como produtor e reprodutor da espécie e inaugura a sua 1º unidade de reprodução numas instalações desenhadas para o efeito. Ainda no ano de 2011 a HeliGER torna-se Associado Fundador da primeira Cooperativa de Helicicultores de Portugal a Helixcoop.

Em 2013 a HeliGER desenvolve com o apoio da universidade Veterinária de Lisboa o primeiro processo de reprodução intensiva confinada a um espaço mínimo de elevada densidade de reprodução.

2014 foi um ano de forte investimento tecnológico nas nossas infraestruturas produtivas, apercebe-mo nos da necessidade de aliar a monotorização e controlo instantâneo dos locais de produção ao aumento da produtividade e qualidade do produto terminado.

No ano de 2015 a nossa unidade reprodutiva de pouco mais de 32m2 de área e muito graças à nossa aposta tecnológica, atinge a sua máxima expressão com um resultado de 4Milhões de crias de elevada qualidade em base dos processos estudados, desenvolvidos e melhorados ao longo dos 2 anos antecedentes.

2016 a HeliGER alarga os seus parques de crescimento exclusivamente dedicados à criação de caracoleta para reprodução e inicia a 1ª produção interna de caracoleta para Engorda e comercialização.

Em 2017 e muito devido à baixa produtividade obtida no 1ª Parque de engorda, resolvemos em base do conhecimento acumulado, alterar o processo tradicional de engorda e montamos o primeiro parque de juniores de alta densidade. Neste mesmo ano, é criado o Primeiro Consorcio na área da Helicicultura em Portugal com o protocolo celebrado entre a HeliGER e a AgrisNET

Em 2018 atingimos o mais elevado índice de produção na área da engorda como resultado da alteração dos processos muito em base das novas técnicas e métodos de higienização dos parques de engorda no decorrer do período de engorda e na redução de custos inerentes a alimentação e processos de rega. Ainda no ano de 2018 em base do consorcio entre a HeliGER e AgrisNET é lançado para o mercado a primeira aplicação iWeb HELIX direcionada as micro e pequenas empresas do sector Helicícola.